Responda sinceramente: você define alvos claros para serem alcançados na semana? Toda a semana? E para cada dia da semana, existem objetivos bem definidos que orientam aquelas 24 horas? Foi depois de bastante pesquisa que cheguei nas conclusões de que isso significa de 30% a 50% do sucesso de uma semana de alta performance. Da mesma forma que minha pesquisa, outros autores também confirmam o fenômeno, por diversos meios, desde observação direta até pesquisas de alto cunho científico. Mas, na minha opinião, o maior impacto está em manter o foco e a disciplina em algumas poucas escolhas para aquela determinada semana. Eu coloquei isso dentro do método de alta performance em vendas e disponibilizei a todos no formato de uma agenda semanal. Explico mais e coloco abaixo o link para download da agenda caso se interessem.

AS PRIMEIRAS DEFINIÇÕES – BIG FIVE

A primeira escolha a ser feita eu chamei de big five, ou seja, quais são as 5 grandes coisas que serão realizadas nos próximos 7 dias? É para definir apenas 5 conquistas ou menos, dependendo da complexidade de cada uma. Importante aqui é a pratica e ir ajustando o desafio para “entrar” em uma semana. Não adianta ser muito recatado e fazer desafios simples e fáceis de se conquistar. Isso não lhe levará ao local onde você quer chegar. Mas também não adianta colocar algo que precisaria de cinco vezes mais tempo para ser alcançado. A prática, o hábito e o foco na disciplina de se planejar semanalmente irão “afiar a sua mão” para ir fatiando desafios na medida certa da velocidade que você quer avançar. Algumas semanas podemos correr um pouco mais e em outras um pouco menos. Isso vamos regulando. Se algo for muito grande para uma semana, fatie um pedaço e coloque nesta semana e os demais pedaços nas próximas semanas.

 

AS PRIORIDADES DO DIA

Depois de ter o big five da semana, lance as três coisas que você quer atingir a cada dia da semana, principalmente nos dias uteis, de segunda a sexta, de uma maneira tradicional. Estas atividades diárias podem ser etapas de uma das grandes missões da semana (big five) ou podem ser outras coisas. Mas, a minha sugestão é que em grande parte tenha uma sinergia entre elas (big five e as três de cada dia), mantendo uma lógica de construção, tijolo por tijolo, parede por parede, sempre avaliando e avançando. Em nenhuma outra agenda eu encontrei este recurso e somente em faze-lo toda a semana, continuadamente, desenvolverá o seu raciocínio para projetos de uma forma que irá lhe surpreender. Isso, por si só, já é uma grande competência. As atividades listadas nas três do dia, podem ser compromissadas em blocos de tempo ao longo do dia, também se visualizando o quanto cada atividade destas irá tomar de seu tempo (ou seja, o quanto de tempo que você se dedicará a conclusão dela), bem como saberá quando iniciar e quando terminar. Bernardinho já dizia que “é importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”. É isso que o método proposto irá lhe entregar. Com simples práticas, pequenas mudanças de hábitos, você pode literalmente dar uma mudança significativa na sua vida. O segredo é confiar no método e aplicá-lo com persistência e sabedoria.

 

Por fim, depois de acompanhar alguns profissionais usando a agenda, vejo que o mais difícil não é o seu preenchimento, mas sim manter a coragem de acreditar no planejamento como uma arma fatal para a morte da baixa performance do seu dia a dia. Muitas vezes listamos em uma folha coisas que queremos fazer, de preferência hoje ou nesta semana.  Mas, isso está muito longe do método encadeado de desdobramento de realizações e conquistas que expliquei acima. Faça os testes por você mesmo e comprove. Rhandy di Stefano finaliza dizendo que “planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória”. Agora só depende de você.

 

Se você quiser baixar a agenda semanal de vendas e testar por conta própria os resultados que falo acima, acesse www.ressignificandovendas.com.br/agendadevendas . Deixe o seu e-mail e receba na hora a cópia da agenda semanal. No seu e-mail, você receberá ainda 3 aulas gratuitas de como usar a agenda. Tudo grátis!

 

Boas Vendas

Até o próximo

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Gustavo Campos

Coach comercial e Publisher do Pensador Mercadológico

www.pensadormercadologico.com.br

 

Gustavo Campos, administrador por formação, empreendedor por natureza. Muito estudioso, leitor voraz, odeia falar ao telefone. Gosta de tecnologia, apesar de se incomodar em pagar mais caro por ser um dos primeiros a comprar algo. Geek por estilo de vida, sempre está conectado, não sabendo o que seria de sua vida sem notebook, smartphones, tablets, Moleskine e uma boa conexão Wi-Fi com a Internet. Ambicioso, não alcançou ainda nem o início do que quer desta vida. Professor apaixonado pela vida, dono do Max e da Pink, o casal de Yorkshires mais famosos da cidade.

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Fotos deste artigo são do autor.

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