Akio Morita contou ao mundo um famoso conto. Eu reinterpretei o conto para os dias modernos. Primeiramente, vamos ver o conto original. Diz ele:

“Dois vendedores de sapatos são transferidos para uma parte remota da África. O primeiro vendedor manda um telegrama para a sede de sua empresa: “Não temos perspectiva de vendas. Aqui ninguém usa sapatos!”. O outro vendedor mandou a seguinte mensagem: “Aqui ninguém usa sapatos. Podemos dominar o mercado. Mande tudo o que temos de estoque.”

Baseado no original acima, reescrevo para os dias atuais:

“Dois vendedores de sapatos são transferidos para uma parte remota do Brasil. O primeiro vendedor manda um Whatssapp para a sede de sua empresa: “Não temos perspectiva de vendas. As lojas não estão comprando sapatos. Tá uma crise braba!”. O outro vendedor mandou a seguinte mensagem: “Tá uma crise braba, portanto, não tem representante visitando os clientes. Mesmo vendendo pouco por cliente, podemos dominar o mercado. Mande tudo o que temos de ideias, promoções, material de ponto de vendas.”

Algumas coisas podem ser “fatos” (o mercado está difícil). Mas o resto, são nossas interpretações. E delas derivam nossos pensamentos e comportamentos. Olhe para os lados. Faça o que não fazia. Aproveite agora que todos se encolhem. E faça o seu nome na praça ser lembrado e temido pelos concorrentes.

Boas Vendas

Até o próximo

****************************************

Gustavo Campos

Coach comercial e Publisher do Pensador Mercadológico

www.pensadormercadologico.com.br

 

Gustavo Campos, administrador por formação, empreendedor por natureza. Muito estudioso, leitor voraz, odeia falar ao telefone. Gosta de tecnologia, apesar de se incomodar em pagar mais caro por ser um dos primeiros a comprar algo. Geek por estilo de vida, sempre está conectado, não sabendo o que seria de sua vida sem notebook, smartphones, tablets, Moleskine e uma boa conexão Wi-Fi com a Internet. Ambicioso, não alcançou ainda nem o início do que quer desta vida. Professor apaixonado pela vida e por sua família, dono do Max e da Pink, o casal de Yorkshires mais famosos da cidade.

Quer receber os textos por e-mail? Na página principal, nos informe seu e-mail e receba as idéias e provocações dos pensadores mercadológicos.

 

Post to Twitter